quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FILA DE SUPERMERCADO

Crianças de férias, eu de férias, empregada de férias. Resultado: não há comida que chegue em casa. Acaba tudo muito rápido e tenho de fazer compras a cada dois dias. Ou quase. Estou eu na fila de supermercado e o carrinho cheio daquelas bobagens que fariam qualquer nutricionista e a pediatra ficarem de cabelo em pé...mas estamos de férias...abrimos exceções. 
Atrás de mim, uma mulher com uma penca de bananas e alguns pêssegos. Perguntei se gostaria de passar na minha frente. Ela abriu um sorriso largo e sincero. Agradeceu mil vezes, passou na minha frente e começou a contar sua vida: era do Espírito Santo e havia morados muitos anos em Brasília; acabara de chegar de lá com a família e vivia se perdendo de carro pelo bairro; estava se sentindo sozinha, pois a filha ficara no E.S. para prestar vestibular e o marido trabalhava muito; comprara os pêssegos para a viagem a Vitória, para passar o natal com a sogra; tinha que comprar um presente para o sobrinho, para o quê, sugeri o shopping recém inaugurado no bairro, ela agradeceu a ideia e disse que passaria lá; ela estava sem fazer nada, pois abrira mão de uma loja para vir para BH e estava pensando em abrir outra loja por aqui...falou também alguma coisa sobre uma passagem aérea e de alguém de Pará de Minas que meu cérebro de férias não conseguiu acompanhar. Agradeceu mais um milhão de vezes, com sua voz arrastada que tive a impressão de talvez ser o efeito colateral de algum antidepressivo, que também deve ser o motivo de suas perdas pelo bairro, mesmo de carro, e se foi, com seus pêssegos e sua penca de bananas ainda verdes.
Meu Deus, quanta informação. Não consegui assimilar metade do que ela disse. Aquela pessoa esperava apenas alguém para dizer tudo aquilo que ela tinha a dizer. Fiquei ali, passando minhas compras e pensando que às vezes um gesto tão banal pode fazer tanta diferença. Desejei boa sorte, mesmo ela não estando mais ali e fui embora curtir meus filhotes. A solidão é algo muito triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.