segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MEDO DE AVIÃO

Sempre tive medo de avião. Se for viajar de dia não consigo relaxar. Se o voo é noturno, não consigo dormir. Como se o fato de ficar acordada fosse revolver alguma coisa. Aos que me perguntam o porquê, eu sempre disse que era horrível a sensação de não ter o controle sobre sua própria vida.
Mas dia desses assisti a uma entrevista com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, em que ela dizia que o controle da situação é uma ilusão. A mais pura verdade.
Ayrton Senna, Steve Jobs... Todos eles poderosos, e no entanto, tão frágeis diante do incontrolável.  Extremamente vulneráveis na sua humanidade. E não estão mais andando por aí para provar isso.
O ser humano é um ser incompleto, frágil e impotente. É um ser faltante. Seja rico, pobre, dotado de inteligência sobre-humana ou desprovido dela. Quando se começa a pensar no quanto não temos controle da situação, chega a ficar ridículo.
Hoje não posso dizer que adoro voar. Mas o medo de voar não me apavora mais, pois estou consciente de que o controle real da vida não está em nossas mãos. O destino é genioso  como a água: ele abre seu caminho e vai por onde quer. Quando chegar a nosso hora, ele vai dar um jeito de se encontrar conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.